De acordo com a definição apresentada pelo dicionário, muro é qualquer coisa que sirva de divisa entre espaços.

Se partimos para a história, encontramos o de Berlim, o do México, o grandão que cerca a China e tantos outros que entraram para a história fazendo exatamente o que o dicionário diz. Dividir, separar, delimitar.

E aí você me pergunta: “Ok, Fernanda. E cadê a hispanidade nessa história toda?”. E eu te digo que a nossa amada hispanidade está justamente nos muros que vão além dessa aparente função. Estamos falando dos muros do Acción Poética, projeto que leva as letras da poesia e a beleza da arte à vida urbana.

Cultura Inquieta / Reprodução

Calle Hispánica conversou com Armando Alanís Pulido, poeta que iniciou o movimento em 1997, na cidade de Monterrey, no México. Diante da dificuldade para conquistar um espaço nas publicações que apresentam uma boa distribuição no país, Armando viu nos muros cinzentos uma oportunidade para compartilhar a poesia e ainda fazer com que essa arte esteja ao alcance de um maior número de pessoas.

Atualmente é possível topar com as palavras do Acción Poética pintadas em muros de quase 30 países da América e Europa.

“Há intervenções em línguas indígenas, em braile, em frances, italiano e todas têm o seu encanto”, afirma Armando.

Muhimu / Reprodução

O poeta explica que, independente do país, os artistas que integram o projeto seguem as seguintes regras: “fundo branco simulando uma página, letras pintadas na cor preta e versos de, no máximo, 10 palavras. Nada de política e nada de religião”, explica o criador do movimento.

Armando Alanís Pulido, que já esteve no Brasil, contou ao Calle Hispánica que adoraria poetizar com sua arte um muro brasileiro. “Eu gostaria de fazer uma intervenção em alguma favela e, certamente, faria uma homenagem ao poeta Ferreira Gullar”.

Ficamos na torcida por esse encontro entre a brasilidade dos nossos muros e a arte do Acción Poética!

Curtiu o projeto? E qual frase você gostaria de ver estampada num muro? Compartilha sua opinião com a gente! A minha favorita é essa:

Acción Poética Lima / Reprodução

Y además…

20 muros del proyecto Acción Poética

Gostou da Calle Hispánica? Então, curta a Fan Page no Facebook e não perca nenhuma postagem!