Quem começou a estudar espanhol antes que a internet se transformasse nessa força onipresente que é hoje, sabe a importância da música Estoy Aquí para o universo hispânico.

A canção foi lançada há 21 anos, mas a verdade é que esse clássico continua sendo um queridinho, não só entre os fãs de Shakira, mas também entre o público em geral.

E hoje, a Calle Hispánica listou 5 motivos pelos quais nós, simplesmente, não enjoamos nunca de Estoy Aquí.

Bora conferir? 😉

Shakira, Shakira – O primeiro motivo da lista dispensa qualquer comentário, né pessoal?! Estoy Aquí foi o primeiro passo de Shakira rumo à carreira internacional. E o talento e carisma dela realçaram os pontos fortes da música. Com uma voz única, dançando como ninguém e com letras que iam más allá das rimas simples, a colombiana conquistou seu espaço no mundo da música e na nossa playlist.

Ano de lançamento – Gente, Estoy Aquí foi lançada em 1996. Ou seja, numa época em que era raríssimo uma canção 100% en español se destacar e repercutir pelo mundo a fora (🌎). E a música da Reina Shakira deu um destaque e tanto ao nosso amado idioma! Então, natural que tenhamos tanto carinho por essa faixa.

Combinação letra triste + ritmo contagiante –  Estoy Aquí fala sobre alguém que sofre por um relacionamento frustrado. A letra é uma mistura de lamento e esperança moribunda (afinal, primeiro ela diz já saber que a relação não tem mais volta e, depois, manda um recadinho, dizendo que está lá, esperando, caso a outra pessoa ainda pense nela rsrs).

No entanto, talvez pela voz inconfundível da Shakira, a música não nos remete à tristeza. A letra em si não é feliz, mas, curiosamente, nós não ficamos tristes ao ouvi-la. Aliás, se bobear, a gente levanta e dança! 😜 rs

Refrão desafio – Tá certo que nem todo mundo sabe de cor aquele refrão, em que a Shakira consegue a proeza de falar zilhões de palavras por cada nanossegundo. Mas, ainda assim, é só a colombiana soltar a voz e dizer “estoy aquí… queriéndote…” e pronto! Todo mundo já sabe de cara qual é a música. E mais! Ninguém resiste a arriscar, nem que seja a parte do “no puedo compreender” rsrsrs 😆.

Versão Remix – A versão original, que já é ótima, ganhou uma versão remix melhor ainda! E o que nem todo mundo sabe é que essa versão mais dançante, considerada como responsável por torná-la conhecida internacionalmente, foi produzida por ninguém menos que o top dos tops entre os Djs, o brasileiro Meme.

Em conversa com a Calle Hispánica, o DJ contou que o convite para o remix foi feito pela Sony Music americana. De acordo com o DJ, isso significaria que não seria preciso pensar nos formatos de remixes comerciais radiofônicos que o Brasil demandava.

Meme, então, optou por fazer a versão pista, para que tanto ele quanto outros DJs pudessem tocá-la.

“Essa versão demorou um tempo para ficar pronta, pois eu experimentei bastante, além de levar a música para outros estúdios além do meu, para gravar percussão”, explica Meme.

Ainda de acordo com o DJ, o pedido para que fosse produzida a versão remix de Estoy Aquí veio sem qualquer tipo de restrição por parte da gravadora.

“Shakira era novata no mercado e não é normal limitar o trabalho do produtor num caso desses, muito pelo contrário. Somos chamados para fazer algo que funcione, e assim foi feito”, explica Meme.

Confira Shakira no programa Domingão do Faustão, cantando a versão remix de Estoy Aquí 

É por isso tudo que Estoy Aquí, além de ser considerada um clássico entre os sucessos en español, também segue firme e forte na nossa playlist de músicas queridinhas! ❤

Y además…

Te dejamos una entrevista en la que Shakira habla sobre el éxito de Estoy Aquí y también sobre su carrera 🙂

Gostou da Calle Hispánica? Então, curta a Fan Page no Facebook e não perca nenhuma postagem! 😉