Sabemos bem a vastidão de conhecimento que um idioma representa. Especificamente no caso do espanhol, estamos falando de um oceano de gramática, cachoeiras de verbos, um céu INTEIRO de regras e várias nuvenzinhas de exceções 😰.

Diante dessa imensidão, é normal nos sentirmos perdidos quanto ao que estudar e quando estudar 🤔. E o grande problema desse sentimento é que acabamos, simplesmente, não estudando 🤦.

Então, para te ajudar nessa tarefa de colocar em dia os estudos da Língua de Cervantes, a Calle Hispánica traz, hoje, um planejamento de segunda a sábado.

🗣 “Mas e domingo?” (eu ouvi alguém aí perguntar! rsrsrsrs).

Como, geralmente, nesse dia nós aproveitamos para sair da rotina, seja passeando, descansando ou aproveitando o tempo com a família ou com o crush, optei por deixá-lo de fora desse planejamento. Se sobrar um tempinho, então podemos fazer uma revisão ou repetir a atividade que nos pareça mais divertida 😉.

Segunda-feira – Se joga no Youtube e/ou Spotify! 🎧

Explore plataformas como Youtube e Spotify, para que você possa conhecer novos artistas hispânicos.

Amigx, confia em mim: a vida é muito curta (e o espanhol é muito lindo! 💜) pra gente só conhecer os artistas que estão em destaque no circuito internacional da música.

Amamos os badalados, como Alejandro Sanz e Shakira. Mas, há um chorro de cantorxs incríveis que não costumam chegar até nós, como Fonseca, India Martinez, Alejandro Fernandez, Alejandra Guzman, Beatriz Luengo, Pablo Alborán, Fanny Lu… Ufa! Viu só?! 😜

Então, se joga nessas possibilidades que a internet oferece para que possamos nos aproximar da língua espanhola.

Terça-feira – Fale com alguém no idioma (ou fale sozinho!)

Quem tem amigxs que também estão nesse projeto “Espanhol turbinado 💪”, aí vai meu conselho: Guarde esses amigxs no lado esquerdo do peito, dentro do coração! rsrs Melhor coisa da vida é ter com quem conversar e praticar um idioma ❤.

Dica: Combinem uma ocasião específica para que vocês se encontrem com esse propósito. E nem precisa ter um tema específico programado. Apenas desenvolvam em espanhol as conversas rotineiras que vocês costumam ter.

Vai por mim: vocês vão se surpreender com o tanto de palavras que já são capazes de colocar pra jogo numa conversação 😜.

“Mas eu não tenho com quem praticar.”

Se esse é o seu caso, também não há problema. Simplesmente, fale com você mesmx! Aliás, esse exercício é ÓTIMO para nos ajudar a adquirir vocabulário!

 🗣 “Como assim ‘ganhar vocabulário?'” 

“Prestenção”👁”: Ao pensar em espanhol enquanto realizamos tarefas do cotiado, nos colocaremos diante dos elementos que fazem parte da nossa rotina e, assim, poderemos identificar quais já sabemos falar em espanhol e quais ainda não.

Quarta-feira – leia notícias em espanhol 🤓

Há várias publicações online que nos permitem tranquilamente praticar a leitura.

Particularmente, gosto muito das matérias publicadas no El País. Geralmente são textos mais longos, com uma boa variedade de vocabulário e que usam e abusam dos conectores argumentativos (como “aunque”, “sin embargo” e “todavía”).

Dica: Busque os temas pelos quais você tem interesse. Se você ama cinema, pesquise por notícias e reportagens a respeito. Se a sua praia for esporte, favorite na seu navegador sites que abordem esse assunto.

Assim, além de você se informar a respeito de um assunto que curte, também vai praticar o espanhol e aprender novas palavrar específicas sobre aquele tema 😉.

Quinta-feira – Estude gramática 📚📝

É, gente… não há como fugir 😟. Sabemos que nem sempre é divertido, mas tirar um tempinho para estudar gramática é fundamental.

Claro que nós queremos aprender sem, necessariamente, passar por esse processo de livros, cadernos, lápis, borracha e concentração. Mas, não podemos negar que é nessa etapa quando conseguimos esclarecer algumas dúvidas mais complexas e fixar algum conteúdo que ainda não esteja muito claro.

Dica: Ler  as gramaticas da vida, pura e simplesmente, pode se tornar cansativo 😥. Então, busque exercícios, muitos exercícios! Aliás, nunca abra mãos deles. É por meio dessa atividade que, muitas vezes, descobrimos dúvidas que nem sabíamos que existiam 😮.

Uma vez detectadas essas dúvidas, aí sim, a gente corre para a gramática e estuda os pontos de forma certeira!

Sexta-feira – Assista a seriados ou novelas com legenda em espanhol 📺

Já conversamos aqui no blog sobre o quanto séries e telenovelas nos ajudam, não só a treinar a parte auditiva e a aprender novas palavras, mas também a assimilar as estruturas mais usuais.

Leia mais em:

Qual a vantagem das telenovelas latinas para quem deseja praticar o espanhol?

Falar uma segunda língua não se resume a verter palavras de um idioma a outro. Honestamente, se nós apenas trocarmos os vocábulos, nosso espanhol vai ficar bem “Uga-uga” 😩 (não faça isso, amigx!).

Conhecer expressões, gírias e a forma como os nativos estruturam e formulam as frases é fundamental para cumprir, com sucesso, essa tarefa de hablar que tanto amamos. Então, séries (e/ou novelas) pra que te quero!

Sábado – Leia um livro em espanhol 📖

O universo hispânico está repleto de ótimos escritores. A propósito, aqui mesmo na Calle, venho postando a resenha de algumas obras.

Resenha: A Mulher Habitada, de Gioconda Belli

Claro que ler um livro é algo que nos demanda um pouco mais de tempo ⏳. Mas, não pule essa atividade de forma alguma. A leitura nos ajuda a desenvolver uma outra habilidade: a escrita! ✍

Ainda que você leve meses para concluir uma obra, tenha sempre uma leitura em andamento 😉.

Leitura: Dica para quem quer ler mais livros em espanhol

Viu só? Planejando com carinho sempre dá pra colocar um pouquinho de espanhol na nossa vida todo santo dia! 💙

Confira também:

Instagram: 5 perfis que te ajudarão a manter o espanhol em dia 

Gostou da Calle Hispánica e não quer perder nenhuma postagem? Então, curta a Fan Page no Facebook e siga a Calle no Instagram! 😉