Nasci no final da década de 80 (em 1987 para ser específica), mas, por causa da minha hermana (que é 1981), conheço BEM vários clássicos juveniles da época. Na minha casa, Dominó, Balão Mágico e Menudo eram presença garantida! 😆 rsrs

Pensando nisso, resolvi fazer esse post, para falar um pouco sobre os sucessos da música hispânica durante esse período que, apesar das ombreiras bufantes, das combinações “descombinates” de cores e adereços e dos cortes de cabelo bastante questionáveis, foi uma época inesquecível 💖.

Então, vamos para a nossa playlist! (“Prestenção” que nessa lista tem alguns temas que ganharam versões brasileiras e fizeram MUITO sucesso por aqui. Se você é dos anos 80, APOSTO que vai lembrar! 😜)

Bora lá! 🎧

Timbiriche – Somos Amigos

O grupo mexicano Timbiriche, composto oficialmente por Sasha Sökol, Paulina Rubio, Alix Bauer, Mariana Garza, Benny Ibarra, Diego Shoening y Erick Rubin, começou a carreira em 1982 e seguiu até 1994 como uma das principais bandas do pop latino.

Dizemos “composto oficialmente” porque ao longo da trajetória do grupo, alguns integrantes saíram para investir na carreira solo e, outros entravam para substituir. Entre essa galera que veio para completar a formação da banda, estão nomes como Thalia (a própria!😜) Eduardo Capetillo (o Sergio Santibañez, de Marimar), Edith Márquez, Bibi Gaytán, entre outros.

Após o fim do grupo, alguns integrantes voltaram a se reunir algumas vezes para cantar e relembrar os sucessos que marcaram época. Atualmente, Sacha Benny, Erik, Mariana, Diego e Alix se apresentam juntos em celebração aos 35 anos de história da banda.

Obs.: Se você ouviu Balão Mágico e Fábio Jr. cantando “somos amigos, amigos do peito, amigos de vocês“, parabéns! Você teve uma infância feliz 😆.

Timbiriche – Con Todos, Menos Conmigo

E aqui temos a galera do Timbiriche de nuevo, mas agora com o tema Con Todos Menos Conmigo, lançado em 1987.

Obs.: Sim, amigxs! “Com Todos, Menos Comigo”, do Dominó, é a versão em português desse sucesso do Timbiriche 😉.

Flans – Bazar

Ilse María, Ivonne Margarita  e Irma Angélica formaram, em 1985, o grupo FLANS.

O trio, pensado e criado para surgir já com identidade, personalidade e figurino definidos, ditou tendência entre os adolescentes da época.

O tema Bazar, lançado no mesmo ano de surgimento do grupo, era figurinha carimbada nas discotecas mexicanas rs

Recentemente, Ilse, Ivonne e Irma voltaram a subir aos palcos, realizando o sonho de consumos dos mais saudosos .

Menudo – Sabes a Chocolate

Acho que esses muchachos, nós, brasileiros, conhecemos bem, não é mesmo?! (Não, se reprima, não se reprima, não se reprima… 🕺)

Criado por Edgardo Díaz, que se inspirou no grupo espanhol La Pandilla, do início dos anos 70, os “menudos” surgiram em 1977.

O grupo seguiu até 1996 e, reza a lenda que, cerca de 40 muchachos passaram pela banda. Entre eles, Ricky Martin, que entrou em 1984, substituindo Ricky Meléndez.

Magneto – Las Palabras 

Formado originalmente por Eddie, Xavier, Elías, Pepe, y Juan, o grupo mexicano Magneto, teve início em 1983 e seguiu até 1995, ano em que teve início a turnê de despedida.

A banda alcançou números importantes, como 50 discos de ouro, 7 discos de platino e 1 de diamante.

A música Las Palabras, de 1990 (mas com uma vibe 100% anos 80!) é interpretada em parceria com a cantora e atriz mexicana Angelica Vale (tá lembrado da novela Amigas y Rivales e da personagem Nayeli? Entonces, ¡es ella! 😉)

Obs.: Gente, se vocês já ouviram a versão do grupo Dominó (As Palavras), com a participação da Angélica (a nossa, do Taxi 🚖), verão como é surpreendente a semelhança da voz entre as duas Angélicas! 😅 rs

➡ Confira também: 5 músicas en español para celebrar a nossa latinidade

Y Además… 

Te dejo una entrevista en la que algunos de los integrantes de Timbiriche hablan del regreso a los escenarios 🙂.

Gostou da Calle Hispánica e não quer perder nenhuma postagem? Então, curta a Fan Page no Facebook e siga a Calle no Instagram! 😉